Será que é hora de mudar de profissão?

Quem nunca acordou um dia para ir trabalhar e se perguntou se deveria mesmo estar fazendo aquilo? É comum que as pessoas se questionem sobre o que teria sido se o curso escolhido para cursar na faculdade fosse diferente ou se a decisão tomada lá no início da carreira fosse outra, mas a grande maioria nem cogita a possibilidade de parar tudo e recomeçar do zero.

“Há casos em que o nível de descontentamento é tamanho, que a única saída é trocar de profissão, dar outro rumo à carreira”, afirma Eni Santos, consultora empresarial e coach, que destaca alguns dos sintomas mais comuns em quem está prestes a tomar decisões como esta: paciência no limite; explosões de temperamento; depressão; tristeza profunda, baixa produtividade.

Mas, tomar coragem não é a única solução para colocar fim no dilema, para não dar um passo em falso e acabar se arrependendo depois, é preciso planejamento. “Busque uma área ou cargo ao qual você já tem aptidão, como um hobby, por exemplo. Depois, pesquise a fundo a profissão, converse com pessoas da área, entenda e estude a carreira e assegure-se de que não viverá um sonho, mas sim, uma realidade”, aconselha Eni.

Cuidado dobrado

Todo cuidado é pouco ao avaliar a situação antes de tomar qualquer decisão. “O profissional pode estar descontente por uma situação pontual, como um problema com a política da empresa ou desentendimento com o gestor, por isso, é preciso avaliar se o nível de felicidade não está balado por interferências”, alerta a consultora.

Em momentos como este, segundo Eni, o ideal é buscar um profissional que possa orientar a carreira, apontando detalhes e mostrando os diferentes caminhos que podem ser seguidos. “É importante, também, o apoio da família e das pessoas mais próximas, para que a autoestima seja bem trabalhada”, conclui Eni.

SOBRE ENI SANTOS

Com 20 anos de experiência, Eni Santos é mestre em engenharia de produção, pós-graduada em marketing, administradora e coach credenciada pela Integrated Coaching Institute. Atua como consultora em empresas de vários portes e segmentos, com trabalho direcionado a gestão de clientes, desenvolvimento de liderança, relações humanas no âmbito de trabalho, educação corporativa e desenvolvimento profissional. Também leciona em cursos de graduação e pós-graduação de universidades do interior de São Paulo. Entre seus clientes estão Caterpillar do Brasil, Case IH, Indústrias Romi, 3M do Brasil, Jeanseria Jeans, Coplacana.

Mais em www.enisantos.com.br.

Atendimento à imprensa: