Quatro dicas para transformar o feedback em aprendizado

Mas, para que ele se transforme em aprendizado, é necessário refletir e tirar proveito de toda sua informação, independentemente de quem tenha partido.

Segundo a coach e especialista em carreira, Eni Santos, esse padrão mental ameniza sentimentos negativos, como de inferioridade e desconfiança, reduz reações de fuga e posiciona o feedback como, de fato, deve ser: um processo isento de uma classificação positiva ou negativa. 

“Para se fazer bom uso dele, também é importante deletar algumas crenças, como a de que ele faz parte do rol das angústias corporativas. Na verdade, o que o torna menos prazeroso é que nem sempre condiz com o autorretrato que fazemos a respeito do nosso desempenho e isso é desconfortável”, observa.

Ela aponta ainda que o crédito à informação deve estar atrelado aos fatos e não à pessoa, circunstância ou tom de voz. “Negligenciar o feedback em função da fonte e da forma como foi transmitido ou pela posição que se ocupa na empresa são atitudes a serem esquecidas”.

A consultora destaca quatro dicas para transformar o feedback em aprendizado:

  1. Delete as crenças que impedem o aprendizado advindo do feedback. Se a mensagem dada não estiver clara, demonstre sincero interesse e peça exemplos para facilitar o entendimento;

  2. Reflita sobre ele, preferencialmente fora do local de trabalho;

  3. Escreva seu conteúdo em forma de tópicos. Isso facilita a filtragem das emoções e o processo de avaliação;

  4. Promova mudanças. Avalie cada tópico sob a ótica do seu desenvolvimento e objetivos profissionais e aplique as alterações necessárias.

 

SOBRE ENI SANTOS

Com 20 anos de experiência, Eni Santos é mestre em engenharia de produção, pós-graduada em marketing, administradora e coach credenciada pela Integrated Coaching Institute. Atua como consultora em empresas de vários portes e segmentos, com trabalho direcionado a gestão de clientes, desenvolvimento de liderança, relações humanas no âmbito de trabalho, educação corporativa e desenvolvimento profissional. Também leciona em cursos de graduação e pós-graduação de universidades do interior de São Paulo. Entre seus clientes estão Caterpillar do Brasil, Case IH, Indústrias Romi, 3M do Brasil, Jeanseria Jeans, Coplacana. 

Mais em www.enisantos.com.br.

Atendimento à imprensa:

Últimos Artigos

Avenida Brasil, 1500
Ed. Torre New York, sala 201
Americana/SP | 13465-770
19 99781-7984 | 19 3461-0143


eni@enisantos.com.br

© 2013 - Eni Santos
Desenvolvido por Neticom Brasil - Agência Web